Índice
A região de Souss-Massa em Marrocos possui uma população de 2.676.847 habitantes.
A região enfrenta o Oceano Atlântico em seu lado ocidental: grande parte da costa é protegida pelo Parque Nacional de Souss-Massa.
A região é limitada a norte pelas montanhas do Alto Atlas Ocidental, seguindo o vale do Oued Souss, atravessado no centro pelo Wadi Massa e pelo Anti-Atlas, limitado a sul pelo rio Drâa.
Atualmente a região é composta por 4 províncias e 2 prefeituras, sendo que sua capital é Agadir:
- Prefeitura de Agadir Ida-Outanane (600.599 habitantes)
- Prefeitura de Inezgane-Aït Melloul (541.118 habitantes)
- Província de Chtouka-Aït Baha (371.102 habitantes)
- Província de Taroudant (838.820 habitantes)
- Província de Tiznit (207.367 habitantes)
- Província de Tata (117.841 habitantes)
A Economia da região Souss-Massa
A agricultura é uma alavanca econômica real para a região de Souss Massa e um fator de integração para a população local.
A região é considerada como a primeira região agrícola do país com um PIB regional de 17,3% e nacional de 9% e um total de 451.165 hectares de terra cultivada.
A agricultura na região experimentou um forte desenvolvimento sob o impulso do Plano Maroc Vert e a valorização dos produtos agrícolas regionais será acentuada assim que a Agropole d’Agadir se tornar operacional.
Este projeto visa criar uma plataforma de referência regional para processamento, comercialização e distribuição de produtos agrícolas.
O Agropole reunirá no mesmo local de 75 hectares, uma zona de atividade agroindustrial, uma zona de logística e serviços, plataformas comerciais e de distribuição, um centro de recepção de serviços para empresas e pessoas, bem como laboratórios de pesquisa e controle e um centro de treinamento.
Já o setor pesqueiro apresenta oportunidades reais para a região de Souss Massa. É uma atividade que faz parte da tradição das áreas costeiras da região e para a qual foi introduzida uma nova dinâmica para modernizar o setor em questão.
Com a sua costa atlântica de 180 km e a grande biodiversidade da zona marítima, a região de Souss Massa é o 1º lugar de desembarque dos produtos do mar em valor e o terceiro em volume.
Com um grande porto de pesca em Agadir, a região produz 36% do valor agregado nacional e representa 3,3% da participação no mercado mundial. O setor gera 170 mil empregos diretos e 490 mil empregos indiretos e espera-se que estes números aumentem graças ao estabelecimento do Parque Haliopolis.
O setor industrial, cujo valor agregado e volume de negócios, respectivamente, é de 4,3 e 10,6 MMDhs, tem quase 437 unidades industriais empregando mais de 33 mil pessoas. Este setor registou um crescimento real desde 2005: o seu volume de negócios aumentou 80%, o seu valor acrescentado foi de 90% e o seu emprego mais do que duplicou.
O setor agroalimentar é particularmente dinâmico na região: com 14 bilhões de dirhams de faturamento anual gerado por unidades de processamento, Souss Massa ocupa a segunda posição agroalimentar em nível nacional, depois da Grande Casablanca. Em seguida, vem a indústria química, que tem um faturamento anual de quase 5 bilhões de dirhams (24% do volume de negócios industrial regional).
A fim de acelerar o desenvolvimento do setor, a região criou novas zonas industriais em Ouled Teïma e Sidi Bibi e a reabilitação das zonas industriais de Tassila, Aït Melloul e Tiznit.
Como parte da estratégia integrada para o desenvolvimento da competitividade logística, está prevista uma plataforma logística em Aït Melloul para otimizar a distribuição (embalagem, transporte, etc.) da produção industrial regional.
Agadir, a capital da região
Agadir é a versão abreviada da palavra berbere “Agadir n Irir”, que significa, o celeiro fortificado.
A cidade situa-se na costa do Atlântico, é um dos principais centros urbanos de Marrocos e é um favorito entre os turistas, devido às suas modernas construções e espaços abertos.
Devastada por um terremoto em 1960, a cidade foi completamente reconstruída e é hoje um dos maiores resorts à beira-mar em Marrocos, onde os turistas vêm em grande número, atraídos por um clima excepcionalmente ameno durante todo o ano.
As praias são serenas e favoráveis a esportes aquáticos e existem vários resorts onde você pode ter diversas opções de lazer e vivenciar a excelente hospitalidade dos marroquinos.
Em Agadir, três idiomas são falados: o árabe, o berbere e o francês.
História de Agadir
Em 1505, um comerciante português ergueu uma fortaleza a norte da atual cidade de Agadir, que até então chamava-se Santa Cruz do Cabo de Gué. Posteriormente, ela foi propriedade do rei Manuel I de Portugal, que transformou-a numa cidade de guarnição.
Em 1541, o sultão Saadian Mohamed Echeikh conquistou-a e finalmente chamou-a de Agadir.
Já em 1760, Sidi Mohammed ben Abdallah selou o destino da cidade, quando fechou o seu importante porto e abriu um novo em Essaouira.
Em 1911, Agadir foi alvo de uma disputa entre os franceses e os alemães, devido à sua posição estratégica, e a França trouxe um protetorado para o Marrocos.
Os piores momentos de Agadir foram na noite de 29 de fevereiro de 1960, quando um terremoto de grande magnitude destruiu a cidade inteira, matando milhares de pessoas.
Os únicos vestígios que restaram da cidade antiga são o Kasbah no topo da colina de Cap de Ghir, chamado Agadir Oufella.
No entanto, a destruição foi tomada como um desafio pelo rei Mohammed V de Marrocos, que decidiu reconstruí-la. Então, Agadir foi reconstruída a 3 km ao sul do local original.
O ano de 1760, no entanto, marcou o início de um período de sobrevivência latente, causado pelo fechamento do porto suplantado pelo de Essaouira.
Durante a década de 1930, Agadir tornou-se uma parada importante para o “Aéropostale”, cruzando o Atlântico.
Hoje, Agadir é uma cidade moderna, totalmente diferente das tradicionais cidades marroquinas e é a quarta cidade mais visitada de Marrocos.
Geografia e clima de Agadir
Agadir está localizada na costa do Atlântico, a 508 km ao sul de Casablanca, a 173 km de Essaouira e a 235 km a oeste de Marraquexe.
Em Agadir, a vegetação é impressionante. Árvores carregadas de frutas, como amendoeiras e árvores de argan, crescem em toda a região e as flores também prosperam, alimentando a produção de mel na área.
Agadir possui um clima semi-árido quente, com verões quentes e invernos suaves.
A precipitação anual é de 250 mm. O período chuvoso dura alguns meses, de novembro a março.
O sol é mais de 300 dias por ano, sendo que as temperaturas máximas são de 27°C em agosto e de 20°C em janeiro e as mínimas de 18°C em agosto e de 7°C em janeiro.
Locais a visitar em Agadir
Agadir recebe milhares de visitantes por ano, por ser uma uma cidade moderna, com largas avenidas, jardins floridos, hotéis excelentes, aeroporto de primeira classe e um porto magnífico.
Fora isso, a primeira atração para os turistas são as esplêndidas praias repletas de resorts animados, até porque a cidade é carente das típicas atrações turísticas marroquinas, como museus e monumentos antigos.
As praias de Adagir são o local perfeito para tomar banho de sol, velejar, praticar windsurf, andar a cavalo ou simplesmente descansar à sombra dos eucaliptos. Não há nada tão relaxante quanto observar o mar tomando um coquetel de frutas frescas com o cheiro suave dos eucaliptos.
E você também pode ter uma ótima estadia em um dos hotéis da cidade e fazer passeios de um dia para alguns lugares interessantes nas proximidades.
Você irá encontrar no alto do penhasco a antiga Kasbah do século XVI com vista para as águas azuis e cristalinas do oceano. Os vales coloridos do Grande Souss e as encostas do majestoso Anti-Atlas também são uma visita obrigatória.
Pontos de interesse:
- Praia de Agadir
- Velha Kasbah
- Porto
- Nouveau Talborjt
- Museu Bert Flint
- Teatro ao ar livre (Avenue du Prince Moulay Abdallah)
- Vallée des Oiseaux
- Medina Polizzi
Onde ficar em Agadir
Hotéis 5 estrelas em Agadir
- Sahara Hotel Agadir (hotel situado fora do centro)
- Hyatt Place Taghazout Bay (hotel situado fora do centro, perto da praia)
- Sofitel Agadir Royal Bay (hotel situado perto do centro e da praia)
- Tikida Golf Palace (hotel situado fora do centro, com campo de golfe)
- Hotel Sofitel Agadir Thalassa Sea & Spa (hotel situado perto do centro e da praia)
- Royal Atlas & Spa (hotel situado perto do centro e da praia)
- Hotel Boutique & SPA Khalij Agadir (hotel situado perto do centro e da praia)
Hotéis 4 estrelas em Agadir
- Royal Decameron Tafoukt Beach Resort – All Inclusive (hotel situado perto do centro e da praia)
- Hotel Timoulay and Spa Agadir (hotel situado perto do centro e da praia)
- Hotel Tildi Hotel & Spa (hotel situado perto do centro e da praia)
- Iberostar Founty Beach (hotel situado perto do centro e da praia)
- Labranda Dunes D’Or Resort (hotel situado perto do centro e da praia)
- Les jardins d’Agadir Club (hotel situado no centro e perto da praia)
- Sol House Taghazout Bay Surf (hotel situado fora do centro, perto da praia)
Hotéis 3 estrelas em Agadir
- New Farah Hotel (hotel situado perto do centro)
- Caribbean Village Agador – All inclusive (hotel situado perto do centro e da praia)
- Hotel Almoggar Garden Beach (hotel situado fora do centro, perto da praia)
- Atlantic Hotel Agadir (hotel situado perto do centro)
- Hôtel les Omayades (hotel situado no centro, perto da praia)
- Bo Hotel (hotel situado perto do centro e da praia)
- Résidence Hotelière Fleurie (hotel situado perto do centro e da praia)
Riads em Agadir
- Riad Les Chtis D’Agadir (riad situado perto do centro)
- Le Riad Villa Blanche (riad situado perto do centro e da praia)
- Riad des Golfs (riad situado fora do centro)
- Riad Dar Haven (riad situado fora do Agadir, perto da praia)
- Riad Cheburgena Tamraght (riad situado fora do Agadir, perto da praia)
Hotéis baratos em Agadir
- Ibis budget Agadir (hotel situado fora do centro)
- La Porte Des Etoiles (hotel situado fora do centro)
- Hotel Sindibad (hotel situado perto do centro)
- Studiotel Afoud (hotel situado perto do centro)
- La Suite Hotel Boutique (hotel situado perto do centro e da praia)
- Surf hostel Morocco (hotel situado fora do Agadir, perto da praia)
- Pro Surf Morocco & Yoga Surf Camp (hotel situado fora do Agadir, perto da praia)