Índice
A região de Casablanca-Settat está localizada no centro-oeste de Marrocos e é a mais populosa, com 6.861.739 habitantes, o equivalente a 20% da população nacional.
Casablanca-Settat ocupa a liderança tanto em termos de sua importância econômica quanto do número de sua população, e representa um centro econômico e um centro de negócios onde bancos, corporações e grupos industriais nacionais e internacionais se sentam lado a lado.
A região atualmente é composta por 9 cidades, sendo que sua capital é Casablanca:
- Prefeitura de Casablanca (3.359.818 habitantes)
- Prefeitura de Mohammedia (404.648 habitantes)
- Província de El Jadida (786.716 habitantes)
- Província de Nouaceur (333.604 habitantes)
- Província de Mediouna (172.680 habitantes)
- Província de Benslimane (233.123 habitantes)
- Província de Berrechid (484.518 habitantes)
- Província de Settat (634.184 habitantes)
- Província de Sidi Bennour (452.448 habitantes)
A Economia da Região de Casablanca-Settat
Casablanca, mais conhecida como “cidade branca”, é a vitrine dinâmica de um Marrocos moderno. Como um verdadeiro motor econômico e financeiro da economia nacional, agora gera 50% do PIB nacional.
Seu porto drena três quartos do comércio nacional, seu aeroporto internacional é o primeiro do país. A cidade também está passando por uma transformação de sua economia e hoje implanta seus ativos no setor terciário e serviços, especialmente em tecnologia.
A região de Casablanca-Settat dispõe de infraestruturas portuárias, aeroportuárias, ferroviárias e rodoviárias que facilitam a circulação de mercadorias e pessoas. O porto de Casablanca não tem menos de 40% do comércio exterior, com cerca de 20 Mt / ano. O de Mohammedia 15%.
O aeroporto de Mohammed V concentra 40% dos movimentos de aeronaves, com 43.000 t / ano e 51% dos movimentos de passageiros. A rede rodoviária representa um terço do parque nacional com 633 km, a rede ferroviária compreende 80 km em via dupla eletrificada.
O trem urbano de Albidaoui transporta cerca de oito milhões de passageiros por ano.
O setor de serviços responde por 57% do negócio, enquanto que a indústria a 41% e a agricultura, pesca e pecuária a 2%.
Casablanca, a capital da região
Casablanca é a é a capital financeira e comercial e a maior cidade de Marrocos. Localizada no Oceano Atlântico, foi modelada na cidade de Marselha pelos franceses na década de 1920.
É uma metrópole onde a tradição e a modernidade coexistem, onde os arranha-céus contrastam com as pequenas lojas da medina, com as suas ruas estreitas e sinuosas, e onde ricos e pobres vivem lado a lado.
História de Casablanca
Nos séculos VII e VIII, a área da moderna Casablanca foi ocupada por um pequeno assentamento berbere chamado Anfa, que mais tarde tornou-se uma cidade comercial próspera.
Naquela época, os piratas usavam Anfa como base para atacar navios comerciais europeus e em meados do século XV, a pirataria perto da costa de Marrocos atingiu tal escala que os portugueses, que mais sofreram com os assaltos marítimos, decidiram pará-la para sempre. Em 1468 eles enviaram suas tropas para Anfa; a cidade foi invadida e queimada até o chão.
Os portugueses construíram uma fortaleza militar em 1515 e a cidade passou a ser chamada de “Casabranca”. Mas em 1580, foi tomada pela Espanha e passou a chamar-se “Casablanca” (Casa Branca em espanhol), até que foi posteriormente integrada a Portugal em 1640.
O terremoto de 1755 fez com que eles abandonassem a cidade que estava quase completamente destruída.
O sultão Mohammed ben Abdallah, neto de Moulay Ismail, foi quem a reconstruiu de 1756 a 1790. Naquela época, chamava-se ad-Dar al Bayda (casa branca em árabe) e Casablanca em espanhol.
A partir daí, a cidade cheia de prédios pintados de branco, cresceu junto com o crescimento da indústria têxtil na Grã-Bretanha, exportando lã.
Em 1907, os franceses tentaram construir uma estrada de ferro perto do porto, mas foram atacados. As tropas francesas foram chamadas para restaurar a ordem e finalmente assumiram o controle da cidade.
Os comerciantes europeus estabeleceram-se em Casablanca no início do século XIX e os franceses conseguiram que o sultão Moulay Abdelaziz (1894-1908) construísse um porto.
Em 1910, a colonização francesa foi formalizada e de 1940 a 1950 houve vários casos de distúrbios anti franceses. Em 1956, o Marrocos recuperou a sua independência.
Depois da independência, Casablanca tornou-se uma grande concentração urbana, que exigia um controle de seu ritmo de desenvolvimento.
Após o estabelecimento do Protetorado, Lyautey e seu arquiteto, Henri Prost, embarcaram na realização do moderno centro da cidade, construindo amplas avenidas com grandes e belos edifícios. Em 1950, Casablanca é um centro comercial dinâmico cujo urbanismo está em expansão.
A construção da mesquita Hassan II deu a Casablanca uma dimensão espiritual, religiosa e turística.
Os grandes projetos lançados pelo Rei Mohammed VI (Maomé VI), visam consolidar ainda mais os esforços para melhorar as condições de vida do cidadão de Casablanca.
Em um século, Casablanca tornou-se uma metrópole de mais de cinco milhões de habitantes e uma das maiores cidades da África.
Geografia e clima de Casablanca
Casablanca está localizada na Planície Chaouia e além da costa atlântica, a floresta de Bouskoura é a única atração natural da cidade. A floresta foi plantada no século XX e consiste principalmente de eucaliptos, palmeiras e pinheiros e está situada a meio caminho do aeroporto internacional da cidade.
O único curso de água em Casablanca é Bouskoura, um pequeno riacho sazonal que até 1912 atingiu o Oceano Atlântico perto do porto real, mas a maior parte dele foi coberta devido à urbanização.
A cidade de Casablanca tem um clima mediterrâneo de verão quente. A corrente fria das Canárias na costa do Atlântico modera a variação de temperatura, o que resulta em um clima notavelmente semelhante ao da costa de Los Angeles, com faixas de temperatura semelhantes.
A cidade tem uma média anual de 72 dias com precipitação significativa, o que equivale a 412 mm por ano. As temperaturas mais altas e mais baixas já registradas na cidade são 40,5°C e -2,7°C, respectivamente. A maior quantidade de chuva registrada em um único dia foi de 178 mm em 30 de novembro de 2010.
Locais a visitar em Casablanca
Reserve pelo menos um dia para explorar Casablanca. O bonito patrimônio arquitetônico da medina velha e da cidade nova percorre-se melhor a pé. Ao contrário, o Quartier Habous e a Mesquita de Hassan II só se alcançam com transporte motorizado, como o táxi.
Avenidas e Boulevards
- Avenue des Forces
- Armées Royales
- Boulevard Mohammed V
Praças
- Place Mohammed V
- Place des Nations Unies
Bairros
- Anfa
- Corniche d’Ain Diab
- Velha Medina
- Porto
- Quartier Habous (Nova Medina)
Parque
- Parc de lá Ligue Arabe
Edifícios
- Casablanca Twin Center
Mesquita
- Mesquita Hassan II
Museu
- Musée du Judaisme Marocain
Arredores
- Mohammedia
Onde ficar em Casablanca
Hotéis 5 estrelas em Casablanca
- Sofitel Casablanca Tour Blanche (hotel situado perto da Medina)
- Art Palace Suites & Spa (hotel situado no centro)
- Kenzi Tower (hotel situado no centro)
- Hyatt Regency Casablanca (hotel situado perto da Medina)
- Moevenpick Hotel Casablanca (hotel situado no centro)
- Gray Boutique Hotel and Spa (hotel situado no centro)
- Le Royal Mansour Meridien (hotel situado perto da Medina)
Hotéis 4 estrelas em Casablanca
- Hôtel Club Val d’Anfa (hotel situado perto da praia)
- Park Suites Hotel & Spa (hotel situado no centro)
- Novotel Casablanca City Center (hotel situado no centro)
- Hôtel Les Saisons (hotel situado no centro)
- Jm Suites Hotel (hotel situado no centro)
- Le Trianon Luxury Hotel & Spa (hotel situado no centro)
- Villa Blanca (hotel situado perto da praia)
Hotéis 3 estrelas em Casablanca
- Hotel Al Walid (hotel situado perto do porto)
- Hôtel Amouday (hotel situado no centro)
- Ibis Casablanca Sidi Maarouf (hotel situado fora do centro)
- Ibis Gare Casa Voyageurs (hotel situado no centro)
- Ibis Casablanca City Center (hotel situado no centro)
- Hotel Moroccan House (hotel situado no centro)
- Hotel Azur (hotel situado perto da praia)
Hotéis baratos em Casablanca
- Manzil Hotel (hotel situado perto do porto)
- Carré Casa (hotel situado fora do centro)
- Casablanca Sweet Home Maarif (hotel situado fora do centro)
Bed & Breakfast em Casablanca
- Dar Diafa (hotel situado fora do centro)
- Jnane Sherazade (hotel situado no centro)
- Dar Tahra (hotel situado fora do centro)
- Gite Nadia (hotel situado fora do centro)