Região de Casablanca-Settat

A região de Casablanca-Settat está localizada no centro-oeste de Marrocos e é a mais populosa, com 6.861.739 habitantes, o equivalente a 20% da população nacional.

Casablanca-Settat ocupa a liderança tanto em termos de sua importância econômica quanto do número de sua população, e representa um centro econômico e um centro de negócios onde bancos, corporações e grupos industriais nacionais e internacionais se sentam lado a lado.

A região atualmente é composta por 9 cidades, sendo que sua capital é Casablanca:

  • Prefeitura de Casablanca (3.359.818 habitantes)
  • Prefeitura de Mohammedia (404.648 habitantes)
  • Província de El Jadida (786.716 habitantes)
  • Província de Nouaceur (333.604 habitantes)
  • Província de Mediouna (172.680 habitantes)
  • Província de Benslimane (233.123 habitantes)
  • Província de Berrechid (484.518 habitantes)
  • Província de Settat (634.184 habitantes)
  • Província de Sidi Bennour (452.448 habitantes)

A Economia da Região de Casablanca-Settat

Casablanca, mais conhecida como “cidade branca”, é a vitrine dinâmica de um Marrocos moderno. Como um verdadeiro motor econômico e financeiro da economia nacional, agora gera 50% do PIB nacional.

Seu porto drena três quartos do comércio nacional, seu aeroporto internacional é o primeiro do país. A cidade também está passando por uma transformação de sua economia e hoje implanta seus ativos no setor terciário e serviços, especialmente em tecnologia.

A região de Casablanca-Settat dispõe de infraestruturas portuárias, aeroportuárias, ferroviárias e rodoviárias que facilitam a circulação de mercadorias e pessoas. O porto de Casablanca não tem menos de 40% do comércio exterior, com cerca de 20 Mt / ano. O de Mohammedia 15%.

O aeroporto de Mohammed V concentra 40% dos movimentos de aeronaves, com 43.000 t / ano e 51% dos movimentos de passageiros. A rede rodoviária representa um terço do parque nacional com 633 km, a rede ferroviária compreende 80 km em via dupla eletrificada.

O trem urbano de Albidaoui transporta cerca de oito milhões de passageiros por ano.

O setor de serviços responde por 57% do negócio, enquanto que a indústria a 41% e a agricultura, pesca e pecuária a 2%.

Casablanca, a capital da região

Casablanca é a é a capital financeira e comercial e a maior cidade de Marrocos. Localizada no Oceano Atlântico, foi modelada na cidade de Marselha pelos franceses na década de 1920. 

É uma metrópole onde a tradição e a modernidade coexistem, onde os arranha-céus contrastam com as pequenas lojas da medina, com as suas ruas estreitas e sinuosas, e onde ricos e pobres vivem lado a lado.

História de Casablanca

Nos séculos VII e VIII, a área da moderna Casablanca foi ocupada por um pequeno assentamento berbere chamado Anfa, que mais tarde tornou-se uma cidade comercial próspera. 

Naquela época, os piratas usavam Anfa como base para atacar navios comerciais europeus e em meados do século XV, a pirataria perto da costa de Marrocos atingiu tal escala que os portugueses, que mais sofreram com os assaltos marítimos, decidiram pará-la para sempre. Em 1468 eles enviaram suas tropas para Anfa; a cidade foi invadida e queimada até o chão.

Os portugueses construíram uma fortaleza militar em 1515 e a cidade passou a ser chamada de “Casabranca”. Mas em 1580, foi tomada pela Espanha e passou a chamar-se “Casablanca” (Casa Branca em espanhol), até que foi posteriormente integrada a Portugal em 1640. 

O terremoto de 1755 fez com que eles abandonassem a cidade que estava quase completamente destruída.

O sultão Mohammed ben Abdallah, neto de Moulay Ismail, foi quem a reconstruiu de 1756 a 1790. Naquela época, chamava-se ad-Dar al Bayda (casa branca em árabe) e Casablanca em espanhol. 

A partir daí, a cidade cheia de prédios pintados de branco, cresceu junto com o crescimento da indústria têxtil na Grã-Bretanha, exportando lã.

Em 1907, os franceses tentaram construir uma estrada de ferro perto do porto, mas foram atacados. As tropas francesas foram chamadas para restaurar a ordem e finalmente assumiram o controle da cidade. 

Os comerciantes europeus estabeleceram-se em Casablanca no início do século XIX e os franceses conseguiram que o sultão Moulay Abdelaziz (1894-1908) construísse um porto. 

Em 1910, a colonização francesa foi formalizada e de 1940 a 1950 houve vários casos de distúrbios anti franceses. Em 1956, o Marrocos recuperou a sua independência.

Depois da independência, Casablanca tornou-se uma grande concentração urbana, que exigia um controle de seu ritmo de desenvolvimento.

Após o estabelecimento do Protetorado, Lyautey e seu arquiteto, Henri Prost, embarcaram na realização do moderno centro da cidade, construindo amplas avenidas com grandes e belos edifícios. Em 1950, Casablanca é um centro comercial dinâmico cujo urbanismo está em expansão.

A construção da mesquita Hassan II deu a Casablanca uma dimensão espiritual, religiosa e turística.

Os grandes projetos lançados pelo Rei Mohammed VI (Maomé VI), visam consolidar ainda mais os esforços para melhorar as condições de vida do cidadão de Casablanca.

Em um século, Casablanca tornou-se uma metrópole de mais de cinco milhões de habitantes e uma das maiores cidades da África.

Geografia e clima de Casablanca

Casablanca está localizada na Planície Chaouia e além da costa atlântica, a floresta de Bouskoura é a única atração natural da cidade. A floresta foi plantada no século XX e consiste principalmente de eucaliptos, palmeiras e pinheiros e está situada a meio caminho do aeroporto internacional da cidade.

O único curso de água em Casablanca é Bouskoura, um pequeno riacho sazonal que até 1912 atingiu o Oceano Atlântico perto do porto real, mas a maior parte dele foi coberta devido à urbanização.

A cidade de Casablanca tem um clima mediterrâneo de verão quente. A corrente fria das Canárias na costa do Atlântico modera a variação de temperatura, o que resulta em um clima notavelmente semelhante ao da costa de Los Angeles, com faixas de temperatura semelhantes. 

A cidade tem uma média anual de 72 dias com precipitação significativa, o que equivale a 412 mm por ano. As temperaturas mais altas e mais baixas já registradas na cidade são 40,5°C e -2,7°C, respectivamente. A maior quantidade de chuva registrada em um único dia foi de 178 mm em 30 de novembro de 2010.

Locais a visitar em Casablanca

Reserve pelo menos um dia para explorar Casablanca. O bonito patrimônio arquitetônico da medina velha e da cidade nova percorre-se melhor a pé. Ao contrário, o Quartier Habous e a Mesquita de Hassan II só se alcançam com transporte motorizado, como o táxi.

Avenidas e Boulevards

  • Avenue des Forces
  • Armées Royales
  • Boulevard Mohammed V

Praças

  • Place Mohammed V
  • Place des Nations Unies

Bairros

  • Anfa
  • Corniche d’Ain Diab
  • Velha Medina
  • Porto
  • Quartier Habous (Nova Medina)

Parque

  • Parc de lá Ligue Arabe

Edifícios

  • Casablanca Twin Center

Mesquita

  • Mesquita Hassan II

Museu

  • Musée du Judaisme Marocain

Arredores

  • Mohammedia

Onde ficar em Casablanca

Hotéis 5 estrelas em Casablanca

  1. Sofitel Casablanca Tour Blanche (hotel situado perto da Medina)
  2. Art Palace Suites & Spa (hotel situado no centro)
  3. Kenzi Tower (hotel situado no centro)
  4. Hyatt Regency Casablanca (hotel situado perto da Medina)
  5. Moevenpick Hotel Casablanca (hotel situado no centro)
  6. Gray Boutique Hotel and Spa (hotel situado no centro)
  7. Le Royal Mansour Meridien (hotel situado perto da Medina)

Hotéis 4 estrelas em Casablanca

  1. Hôtel Club Val d’Anfa (hotel situado perto da praia)
  2. Park Suites Hotel & Spa (hotel situado no centro)
  3. Novotel Casablanca City Center (hotel situado no centro)
  4. Hôtel Les Saisons (hotel situado no centro)
  5. Jm Suites Hotel (hotel situado no centro)
  6. Le Trianon Luxury Hotel & Spa (hotel situado no centro)
  7. Villa Blanca (hotel situado perto da praia)

Hotéis 3 estrelas em Casablanca

  1. Hotel Al Walid (hotel situado perto do porto)
  2. Hôtel Amouday (hotel situado no centro)
  3. Ibis Casablanca Sidi Maarouf (hotel situado fora do centro)
  4. Ibis Gare Casa Voyageurs (hotel situado no centro)
  5. Ibis Casablanca City Center (hotel situado no centro)
  6. Hotel Moroccan House (hotel situado no centro)
  7. Hotel Azur (hotel situado perto da praia)

Hotéis baratos em Casablanca

  1. Manzil Hotel (hotel situado perto do porto)
  2. Carré Casa (hotel situado fora do centro)
  3. Casablanca Sweet Home Maarif (hotel situado fora do centro)

Bed & Breakfast em Casablanca

  1. Dar Diafa (hotel situado fora do centro)
  2. Jnane Sherazade (hotel situado no centro)
  3. Dar Tahra (hotel situado fora do centro)
  4. Gite Nadia (hotel situado fora do centro)