Visitar Marrocos… ah…. um nome que evoca palácios rodeados por jardins sumptuosos, souks com uma vitalidade incrível, o cheiro de especiarias e as ruas e becos por onde passam centenas de pessoas, cavalos e outros animais.
Mas, Marrocos também é feito de belas paisagens, entre o mar e as montanhas (por vezes com neve), vales verdes e planícies férteis, planaltos do deserto e oásis. Viajantes em busca de natureza e espaços abertos também ficam satisfeitos, além daqueles que buscam história e arte.
O turismo está entre as principais fontes de renda de Marrocos, junto com a agricultura. Para se ter uma ideia, mais de 12 milhões de pessoas visitam Marrocos todos os anos e o valor arrecadado pelo país com turismo anualmente ultrapassa os 5 biliões de euros.
São números incrivelmente altos, mas o país possui cidades extremamente interessantes, o que explica esse grande interesse dos turistas.
A seguir, mostramos quais são as cidades que mais interessam aos visitantes e o que você também pode ver por lá.
Quais são os lugares mais visitados de Marrocos? Vamos descobrir!
Visitar Marrocos
Marraquexe
O destino mais visitado de Marrocos é Marraquexe, uma cidade exótica e cheia de surpresas! Com seus inúmeros mercados, jardins, palácios e mesquitas, você terá muitas atracções.
Também chamada de cidade vermelha, Marraquexe é a quarta maior cidade de Marrocos depois de Casablanca, Fez e Tânger, com mais de um milhão de habitantes e ainda é a capital turística do país.
Mais do que uma cidade, Marraquexe é uma pérola polida pela história e sempre sabe acolher os seus hóspedes de braços abertos.
Entre os destaques da cidade estão a praça Jemaa el-Fna, o Jardim Majorelle e o Palácio Bahia.
Onde fica Marraquexe?
Marraquexe é uma cidade localizada no interior de Marrocos, perto das Montanhas do Atlas e que fica a cerca de 323 km de distância de Rabat, a capital do reino.
Marraquexe é uma cidade grande?
Sim, Marraquexe é uma das maiores cidades de Marrocos, com cerca de 1.2 milhões de habitantes.
Dá para chegar a Marraquexe de avião?
O Aeroporto Internacional de Marraquexe recebe vários vôos europeus, bem como vôos de Casablanca e algumas das nações do mundo árabe. O aeroporto recebeu mais de 6 milhões de passageiros em 2019.
É seguro andar em Marraquexe?
De maneira geral Marraquexe é uma cidade segura. Há, como na maior partes das capitais europeias, carteristas. Por isso é sempre aconselhável ter cuidado com a sua carteira e mochila.
Dá para beber alcool em Marraquexe?
Sim. Dá para beber álcool em todas as cidades marroquinas em excepção. Apesar do álcool não ser permitido aos muçulmanos, Marrocos não é uma república islâmica, tendo assim o seu povo liberdade para escolher beber álcool ou não. Pode-se comprar álcool em qualquer grande hipermercado, ou lojas especializadas. As grandes cadeias de hotéis e algumas riads tradicionais também têm alcool disponivel para consumo.
Marraquexe é uma cidade antiga ou é nova só para turista ver?
Marraquexe foi fundada há quase 1000 anos. Detém monumentos de várias épocas e dinastias marroquinas diferentes. Marraquexe é uma cidade única, que não foi construída para turistas. É um exemplo de coexistência de vários estilos arquitectónicos em que podemos ver a evolução do país durante as várias centenas de anos desde a sua criação.
Essaouira
A cidade de Essaouira é uma pérola turística, graças aos seus recursos naturais, históricos e culturais, tornando-se um grande destino turístico.
A sua medina, Património Mundial da UNESCO, a ilha de Mogador, o seu porto, datado do século XVIII, e uma magnífica praia que permite a prática de desportos náuticos, fazem da província um destino turístico de qualidade.
Localizada na costa atlântica, Essaouira é uma cidade portuária de pesca e possui cerca de 78.000 habitantes. Ela fica ao norte de Agadir, a oeste de Marraquexe e a 406 km ao sul de Casablanca.
É uma animada estância balnear com vista para o Oceano Atlântico, e possui uma mistura entre a arquitectura antiga com a moderna, com bons hotéis e riads marroquinos tradicionais.
Entre os destaques da cidade estão a Medina, a Praia e as Muralhas de Essaouira.
Casablanca
Casablanca cresceu de uma cidade pequena a uma das maiores do mundo graças às suas novas formas de construção arquitectónicas modernas e tornou-se um importante centro industrial e comercial, mais aberto ao estilo de vida ocidental do que outras cidades de Marrocos.
Casablanca é hoje a maior cidade de Marrocos, localizada na costa Atlântica e rodeada por praias. Ela está a cerca de 80 km ao sul de Rabat e a 8 km de EL Jadida e tem uma população de mais de 4 milhões de habitantes.
Entre os destaques da cidade estão a Mesquita Hassan II (segunda maior mesquita do mundo), o Quartier Habous (mercado de produtos típicos marroquinos) e o Morocco Mall (maior centro comercial do continente africano).
Agadir
Agadir é uma pequena cidade do sudoeste de Marrocos, localizada na costa do Atlântico, na região de Souss, a 508 km ao sul de Casablanca, a 173 km de Essaouira e a 235 km a oeste de Marraquexe.
Com 900.000 habitantes, Agadir tem uma praia com uma faixa de areia de 10 km de extensão e um clima agradável, que fará você esquecer todas as suas preocupações.
Adicionado a isso, imagine as suas avenidas ladeadas com palmeiras, cafés à beira-mar e uma atmosfera decididamente muito ocidental.
Entre os destaques da cidade estão a praia, os souks e o Paradise Valley.
Onde fica Agadir?
Agadir é uma cidade localizada na costa Atlântica de Marrocos, perto das Montanhas do Anti-Atlas e que fica a cerca de 547 km de distância de Rabat, a capital do reino.
É seguro andar em Agadir?
De maneira geral Agadir é uma cidade segura. Em toda a orla da corniche da cidade é muito seguro caminhar sem problemas de maior.
Qual a distância de Agadir e Marraquexe?
Agadir e Marraquexe não ficam muito longe uma da outra. Pela auto-estrada A7, são só 258 km que separam as duas cidades.
Há muitos hotéis junto à praia de Agadir?
O areal de Agadir proporciona o local ideal para haver dezenas de hotéis e resorts mesmo viradas para o mar. A escolha é muita.
Dá para visitar Agadir e o Deserto do Saara no mesmo dia?
As Dunas de Erg Chebbi e Agadir ficam a 655 km de distância. É uma viagem muito longa e cansativa, mas sim, é possível visitar o deserto do Saara num dia de viagem de distância de Agadir. De qualquer maneira é sempre melhor demorar um par de dias, e ir parando e visitando outros lugares bonitos pelo caminho. Não perca Taroudant, Ouarzazate, Ait Benhaddou, Vale do Dades, e o Gorges du Todra por exemplo.
Fez
A Cidade Imperial de Fez é a capital da cultura tradicional de Marrocos e é dividida em duas partes: a cidade velha e a cidade nova.
Esta cidade fortificada, Património Mundial da UNESCO, irá levá-lo de volta à Idade Média no interior de sua medina.
A entrada é feita pela porta Bab Bou-Jeloud de 1913, decorada com azul e verde de barro, as cores da cidade, onde poderá desbravar as suas ruelas, que formam pequenos labirintos, suas mesquitas e belas madrassas (escolas islâmicas).
Entre os destaques da cidade estão o Palácio Real, a Madrassa Attarine e o Jardin Jnan Sbil.
Tanger
Tânger serviu durante muito tempo como capital cultural não oficial para vários escritores e artistas de todo o mundo, mas também atrai promotores imobiliários principalmente do Rif e de outros lugares.
A cidade está situada no Estreito de Gibraltar, que separa a África da Europa, a cerca de 15 km da costa espanhola, e nos arredores das Montanhas Rif.
Com seus dois mil e quinhentos anos de existência, Tanger tem hoje uma população de um milhão de habitantes e é uma das cidades mais antigas do norte da África.
Sua medina, kasbah, bazares e souks estão entre os mais animados do país, e suas praias são excelentes, a cerca de 7 km.
No último século, Tânger tornou-se um dos lugares favoritos do jet set internacional. Importante estância balnear, a cidade tem várias infraestruturas hoteleiras e turísticas, e uma medina que atrai muitos visitantes.
Entre os destaques da cidade estão o Kasbah, o Hercules Cave e o Cabo Espartel.
Rabat
Rabat é a capital administrativa de Marrocos e é uma cidade costeira.
Seu litoral tem quase 60 quilómetros de costa, onde riachos rochosos e praias arenosas se alternam e seu interior oferece uma diversidade ecológica ideal para caminhadas.
A cidade localiza-se na borda do Atlântico, tem pouco mais de um milhão de habitantes e um clima agradável durante todo o ano.
Uma localização privilegiada à beira do Atlântico, uma história de excepcional de riqueza, e belas avenidas ladeadas de palmeiras fazem de Rabat um importante destino turístico.
Rabat é uma das poucas cidades que preservou seu património histórico e cultural. Desde Junho de 2012, um conjunto de locais da cidade foram inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO como uma propriedade cultural.
Entre os destaques da cidade estão o Kasbah des Oudaias, o Mausoléu de Mohammed V e a Hassan Tower.
El Jadida
Conhecida pela sua notável “cidade portuguesa” listada no património da UNESCO, as fortificações da cidade com os seus baluartes e muralhas são um dos primeiros exemplos da arquitectura militar portuguesa do Renascimento.
Os edifícios portugueses ainda visíveis são a cisterna portuguesa, a fortaleza de Mazagão e a Igreja da Assunção construída em estilo manuelino.
Localizada a 96 km de Casablanca, a cidade tem uma população crescente de 300.000 habitantes e é uma das cidades em desenvolvimento no campo turístico que atrai cada vez mais visitantes locais e estrangeiros.
Muitos marroquinos aposentados também escolhem a cidade para passar o resto de suas vidas, graças à sua localização geográfica à beira do oceano e à uma qualidade de vida boa e barata, que fizeram de El Jadida uma cidade do futuro.
Entre os destaques da cidade estão a Cidade Portuguesa, a Cisterna Portuguesa e a Praia Sidi Bouzid.
Merzouga
A aldeia de Merzouga é famosa pelas suas enormes dunas de areia dourada. Ela fica na região de Drâa-Tafilalet, província de Errachidia.
Em Merzouga, muitas actividades estão disponíveis para os turistas, como passeios de camelo, quad nas dunas, noite sob o céu estrelado, caminhadas no deserto para admirar o nascer ou o pôr do sol e a beleza da mudança de cor das dunas. Sem dúvida, se você gosta de aventura, Merzouga é o lugar perfeito.
Entre os destaques da cidade estão o passeio e acampamento no deserto, o lago de Merzouga e os passeios de camelo e quadriciclo.
Ouarzazate
Ouarzazate é conhecida por ser a Hollywood de Marrocos ou a Holly-Ouarzazate, já que muitos filmes foram gravados na cidade, que também tem um museu e uma escola de cinema.
A cidade é um oásis cor de caramelo destacado pelo céu azul celeste, com suas planícies áridas, vales e oásis verdes com palmeiras e terra vermelha ou ocre, que fazem o encanto desta região e dão-lhe a sua atracção turística.
O símbolo da cidade é Taourirt Kasbah, que pertenceu a Glaoui e foi construído em meados do século XVIII.
Esta cidade marroquina situada no encontro dos vales de Ouarzazate Wadi e Oued Dadès (do Alto Atlas) é o centro de uma vasta região meridional de Marrocos.
E entre os destaques de Ouarzazate estão o Oasis Fint, o Atlas Film Studio e o Taourirt Kasbah.