Índice
A região de Drâa-Tafilalet em Marrocos está localizada no sul do Atlas e possui uma população de 1.635.008 habitantes.
Este território é caracterizado por significativas restrições ambientais, uma relativa fraqueza dos recursos naturais, em vastas extensões de territórios escassamente povoados. A região abrange as montanhas do Atlas, bem como áreas de estepes e desertos mais ou menos oásis.
Essas especificidades, que orientaram o desenho das fronteiras regionais por seu caráter homogêneo, estão no centro das apostas em desenvolvimento e do desafio de desenvolver o potencial desses territórios, até então marginalizados por territórios mais ricos.
Atualmente a região é composta por 5 províncias, sendo que sua capital é Errachidia:
- Província de Errachidia (418.451 habitantes)
- Província de Ouarzazate (297.502 habitantes)
- Província de Midelt (289.337 habitantes)
- Província de Tinghir (322.412 habitantes)
- Província de Zagora (307.306 habitantes)
A Economia da região de Drâa-Tafilalet
A agricultura e o pastoreio têm sido tradicionalmente atividades econômicas importantes na região, mas foram adversamente afetados nos últimos anos, aumentando a desertificação. Há uma indústria cinematográfica concentrada na área de Ouarzazate.
As cidades fortificadas da região, como o Patrimônio Mundial Aït Benhaddou, são atrações turísticas populares. Artes e ofícios tradicionais como a cerâmica de Tamegroute e os tapetes de Tazenakht também são significativos para a economia local.
Errachidia, a capital da região
Errachidia é uma cidade moderna e está em expansão, implantando subúrbios residenciais cada vez maiores graças a uma injeção significativa de fundos de desenvolvimento.
Para aqueles que viajam para o norte ao longo da N13 para Midelt e Meknes, Errachidia é uma parada conveniente.
Embora localizada na zona saariana, é possível encontrar nela todo o conforto de qualquer outra cidade, como os seus hotéis, que proporcionam uma estadia inesquecível no oásis do qual você pode fazer excursões no sudeste de Marrocos.
Errachidia é conhecida pela simpatia, pela hospitalidade e pela dignidade das pessoas. Eles levam estas virtudes dos ensinamentos nobres do Islã.
Na cidade também fala-se muitas línguas diferentes e dialetos, e os principais são o árabe e o Tamazight. E por trás dessas línguas esconde-se uma mistura de culturas antigas (Berber, árabe, Andaluz, judia e africana).
A região também é conhecida por seu estilo típico de roupas. Para os homens, há o Jellaba.
(vestimenta longa com um capuz, geralmente branco) e o belgha (sapatos) e para as mulheres há o kaftan (casaco que chega até os joelhos), o takchita (vestimenta), o cherbil (sapatos) e o chachia (chapéu).
Há ainda as librés (roupas para núpcias) são muito especiais, porque elas têm que ser limpas, se não novas, mas muito decentes acima de tudo.
História de Errachidia
A cidade de Errachidia, cujo nome anterior era Ksar Es-Souk, é a principal cidade da área do Drâa-Tafilalet.
A história do Tafilalet remonta ao século VIII, quando a antiga cidade de Sijilmassa, foi capital comercial e espiritual desta região da África.
Esta cidade foi durante séculos uma das cidades mais importantes do país, antes de se tornar no final do século XVI, o principal revezamento de caravanas com a África Negra, a Europa e o Egito.
A penetração árabe-muçulmana ocorreu no século VIII, quando Moussa Ibnou Noussair empreendeu a sua expedição histórica, já que Sijilmassa se tornou um lugar de influência islâmica na África.
Sijilmassa é também o berço da dinastia Alauita, que deu a Marrocos os seus maiores estudiosos e os seus majestosos sultões unificadores.
E Errachidia, que até então era Ksar Souk, foi nomeada por Moulay Rachid, como uma homenagem a um dos principais fundadores da dinastia Alauita.
Geografia e clima de Errachidia
Localizada no centro do sul de Marrocos, a província de Errachidia é limitada pelas províncias de Figuig no leste, Beni Mellal e Azilal no oeste, Khenifra e Boulmane no norte e as fronteiras marroquino-argelinas no sul.
Dada a sua localização geográfica, a província é caracterizada por um clima tipicamente semidesértico, cujas principais características são uma diferença térmica significativa entre as temperaturas muito elevadas do verão (média de 31,5°C no mês de Julho) e as muito baixas no inverno (média de 5°C no mês de Janeiro).
O inverno de Errachidia é frio, com grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite. As melhores estações do ano são a primavera e o outono, com uma média de 25°C. O verão é quente, o termômetro geralmente indica mais de 40°C durante o dia. Por outro lado, as noites no verão são muito agradáveis.
Errachidia tem uma baixa precipitação e a maioria do território tem menos de 100 mm de chuva por ano.
Locais a visitar em Errachidia
O turismo cultural na província de Errachidia é manifestado pelo patrimônio arquitetônico e urbano.
Embora perto da área menos populosa do Saara, você encontrará tudo o que esperaria de uma cidade grande. Desfrute dos confortáveis e convidativos hotéis e dos Kasbah antes de viajar ainda mais para o sudeste de Marrocos.
Os dias calmos da cidade sob o calor do dia contrastam com a atividade e a animação que se pode encontrar à noite. Homens, mulheres e crianças deixam suas casas para ir à “rotunda”, onde o jardim à sombra das tamareiras da cidade serve como ponto de encontro.
A fonte azul de Meski fica a 28 km de Errachidia e pode ser facilmente alcançada. Esta fonte de água fria vem diretamente das montanhas e flui em uma bacia onde você pode desfrutar de um maravilhoso mergulho e de uma pausa do calor.
De Errachidia, você pode partir para muitas excursões em direção aos aspectos mais tradicionais de Marrocos.
A pequena cidade de Rich está a 60 km ao norte de Errachidia, e Erfoud fica a 70 km ao sul. Essas duas cidades diferem drasticamente de Errachidia. Aqui você experimentará um lugar quase congelado no tempo, quando encontrar pessoas com seus burros, mulas e cavalos levando uma vida muito mais simples.