Índice
A região Oriental está localizada no nordeste de Marrocos e possui uma população de 2.314.346 habitantes.
O clima é mediterrâneo nas costas, semi-árido no interior e árido nas áreas do sul da região.
A região atualmente é composta por 7 províncias e 1 prefeitura, sendo que sua capital é Oujda:
- Prefeitura de Oujda-Angad (551.767 habitantes)
- Província de Nador (565.426 habitantes)
- Província de Driouch (211.059 habitantes)
- Província de Jerada (108.727 habitantes)
- Província de Berkane (289.137 habitantes)
- Província de Taourirt (233.188 habitantes)
- Província de Guercif (216.717 habitantes)
- Província de Figuig (138.325 habitantes)
A Economia da Região Oriental
Depois de passar muito tempo isolada da dinâmica econômica do país, a região Oriental está experimentando uma revitalização atualmente. Tornou-se uma peça-chave no desenvolvimento da economia nacional.
Vários projetos já foram lançados que, sem dúvida, redefinirão a paisagem industrial, estrutural e turística da região.
O balneário Marchica, que faz parte de um espírito de ecoturismo, faz parte dos grandes projetos para fortalecer o potencial turístico da região.
Os centros logísticos também estão planejados, como o Nador West Med, o enorme complexo portuário às portas da Europa, ou o Oujda Angads Airport, que agora será o segundo maior aeroporto de Marrocos. Em relação ao setor industrial, a zona Oriental possui um pólo industrial de mais de 498 hectares, projetado para abrigar empresas e plataformas logísticas.
Além disso, seguindo as novas diretrizes de políticas de energia renovável lançadas por Marrocos, uma usina de energia solar térmica, com mais de 220.000 m² de painéis solares, foi instalada na área de Ain Beni Mathar para compensar demanda crescente por energia elétrica.
Oujda, a capital da região
Oujda é uma cidade agradável, com um ambiente descontraído com sua pequena medina e seu centro moderno, apesar de não possuir instalações turísticas e infraestrutura importantes.
No entanto, nela encontrará muitas conexões para a costa e belas praias ainda pouco conhecidas pelos turistas ocidentais.
Esta é, de fato, a única região do país onde se pode, num único dia, passar da montanha para o mar e para o deserto.
História de Oujda
Oujda foi fundada em 994 dC por Ziri ibn Attia, que era o chefe das tribos Zenatas. Foi a capital do Magrebe durante os primeiros 80 anos devido ao legado de duas dinastias, os almorávidas e almóadas.
No século XI, a cidade ganhou importância graças ao seu status de cidade de revezamento na rota Sijilmassa Leste.
O sultão Abou Youssef reconstruiu a cidade no século XIII, conferindo-lhe um caráter imperial. Ele construiu o Kasbah, mesquitas, o palácio e as fortificações.
Sob os governantes islâmicos, desenvolveu-se bastante e vários setores como agricultura, arquitetura, atividades sociais foram desenvolvidos.
Os franceses ocuparam Marrocos por duas vezes em 1844 e 1859 e, quando isso aconteceu, Oujda surgiu como uma grande base militar para controlar o leste do país. A cidade foi construída principalmente ao longo das estradas feitas pelos franceses e muito do que ela é hoje se deve à esta época.
A fronteira de Marrocos, que é compartilhada com a Argélia, fica a leste de Oujda, na pequena cidade da Argélia de Magno. Dependendo das relações dos dois países, a fronteira é aberta.
Oujda também foi ocupada pelos otomanos em Argel do século XVIII ao final do século XIX e pelos ziyanidas de Argel durante os séculos XIII e XIV.
Geografia e clima de Oujda
A cidade de Oujda é delimitada a leste pela Argélia, a norte pela província de Berkane e pelo Mar Mediterrâneo, a oeste pela província de Taourirt e a sul pela cidade e província de Jerada.
Localiza-se a 15 km a oeste da Argélia, a 52 km da praia de Saidia, a 60 km da cidade de Berkane e do Mar Mediterrâneo, a 140 km da cidade de Nador e a 152 km do enclave espanhol de Melilla.
A cidade de Oujda desfruta de um clima mediterrânico com um inverno ameno frio e chuvoso e um verão quente.
A chuva é irregular e a neve pode cair no inverno. A precipitação é entre 350 e 500 mm por ano.
As temperaturas médias anuais variam entre 15°C e 20°C. Essas máximas podem exceder 40°C, como ocorreu em 31 de julho de 2001, onde a máxima foi de 46,2°C ou em 12 de julho de 2011, com 45,7°C, enquanto as temperaturas mínimas absolutas, por vezes, são inferiores a 0°C, como 28 de janeiro de 2005, quando a temperatura caiu para -7,1°C. No entanto, as temperaturas ainda são leves na costa do Mediterrâneo.
Locais a visitar em Oujda
Por estar próxima da Espanha, Oujda tem uma cultura mista com influência árabe e européia.
A sensação geral de Oujda é a de uma grande cidade de Marrocos, mas sem incômodos e com uma vida animada e descontraída.
- Centro da cidade de Oujda
- Three Mars Square
- Mesquita de Oujda
- Fazouane Park
- Forêt Sidi Maafa
- Parc lalla aicha
- Complexe le Tropical
- Souk de Oujda